Friday, October 31, 2014

Halloween


O Halloween, conhecido como Dia das Bruxas no Brasil e celebrado no dia 31 de outubro em várias partes do mundo, tem a origem de seu nome em All Hallows Eve, que significa véspera (eve) de todos (all) os santos (hallows). A celebração é assim chamada porque acontece na véspera do dia primeiro de novembro, quando os católicos celebram o Dia de Todos os Santos. Essa é uma das explicações para a origem do nome dessa festividade, embora nem todos os filólogos concordem. Mas, como dizem os italianos, Si non è vero, è bene trovato, ou seja, se não é verdade, (pelo menos) é bem inventado. :-)
Em alguns países, como nos Estados Unidos, as crianças se fantasiam e saem trick or treating, ou seja, pedindo guloseimas (treats) em troca de não aprontarem travessuras (tricks) com os donos da casa. É uma chantagem (blackmailing) gastronômica e altamente calórica. Mas nada grave comparado a certas coisas que estamos acostumados a ler nos jornais brasileiros.
Ah, sim, e as fantasias podem ser de qualquer coisa: Super-Homem, Bruxa, Princesa, Cozinheiro, Político (Afe!). No Brasil, a comemoração não é parte da cultura, mas tem sido disseminada pelos cursos de inglês e as pessoas acham que precisam usar fantasias relacionadas ao tema: Bruxas, Vampiros, Múmias e outros quejandos. Mas, nos países onde a celebração tem longa tradição, vale qualquer fantasia, como no Carnaval no Brasil.
Para uma visão muito bem humorada sobre o Halloween, fica aqui a dica de um livrinho de história baseado em texto de Jerry Seinfeld (e narrado por ele!)

No comments: