Thursday, April 26, 2018

Prepare-se para o TOEFL

Para preparar-se para o TOEFL, o exame que atesta o nível de suas habilidades linguísticas em inglês, o ideal é primeiro avaliar seu nível e confrontar com o nível desejado. Se for para um trabalho ou para fazer um curso no exterior, a empresa ou a escola geralmente determinam qual o score mínimo para ser aceito.
A partir daí, é preciso traçar um plano de estudo e metas intermediárias a serem alcançadas durante o processo.
Sozinho, ou com a ajuda de um professor, o candidato deve avaliar quais áreas precisam ser aprimoradas: compreensão oral, fluência, leitura ou redação.
Além disso, é preciso conhecer bem o exame e fazer simulados completos com frequência, pois o score pode ficar prejudicado se o aluno não estiver acostumado a ficar sentando respondendo a perguntas escritas e orais em inglês por cerca de 4 horas seguidas, com intervalos curtíssimos entre uma sessão e outra da prova, e em um ambiente bem barulhento.
Para saber como é o exame, registre-se de graça no site oficial da empresa que realiza o TOEFL. Com o registro feito você terá acesso a um tour pelo exame. Além disso, há também um aplicativo da Instituição. Baixe o app e veja como funciona, antes de comprar.
Depois, reserve duas horas seguidas em ambiente sossegado e faça um teste inteiro sem intervalo (compre o teste no site oficial do Exame). Ao final do teste você receberá o score detalhado de cada sessão da prova.  Para quem quiser fazer esse investimento, acho que vale a pena, pois é o único site com simulados criados pela mesma instituição que oferece o exame.
Compare esse resultado com o score que deseja alcançar e planeje seu tempo de estudo, que deve ser diário.

Faço um alerta aqui que há vários sites com simulados que podem servir para praticar, mas, para se ter uma ideia mais aproximada de qual seria o score real do candidato, recomendo fazer os simulados em livros publicados pela ETS ou no site da ETS. Digo isso com base em minha prática, pois não tenho qualquer vínculo com a empresa.
Além disso, o candidato deve levar em consideração que, de acordo com estatísticas da própria ETS, os resultados finais, comparados aos dos simulados, podem variar em até 14%, para cima ou para baixo. Ou seja, se em um simulado você conseguir 100 pontos, por exemplo, no exame real essa nota pode ficar até 14% maior ou menor. Na minha prática observo que, por conta dos fatores emocionais no dia do exame, as notas tendem a ser menores, embora haja pessoas que consigam notas maiores no exame real do que nos simulados.
Tudo isso deve ser levado em conta por quem está se preparando. Por isso, sempre é bom ter o acompanhamento de um especialista, não necessariamente para aulas, mas  para orientação sobre qual estratégia seguir. Pessoas menos disciplinadas em geral vão precisar de uma tutoria mais específica, com aulas semanais.
Se quiser saber mais, deixe sua pergunta aqui. 






Clipart gratuito aqui.

13 comments:

Anonymous said...

Olá!
Eu tenho uma pergunta pra você! Quanto tempo de preparação pro TOEFL você diria que precisa?

Bjos!

Unknown said...

oi ana!
eu fiz intercâmbio pros EUA e fiquei 8 meses lá. Você acha que eu conseguiria tirar 71 no iBT? Eu estava fazendo o preparatório para o TOEFL mas as aulas pararam por causa da falta de alunos. Enfim, eu fiz 3 meses de preparatório e vou prestar o exame do TOEFL em fevereiro. Você tem alguma dica?

Silvio Reis said...

Ola
você sabe quanto tempo demora para chgar o resultado do Toefl?
Obrigado

Silvio

Silvio Reis said...

Olá

Você sabe me dizer quanto tempo demora para chegar o resultado do TOEFL?

Obrigado

Silvio

Elaine Pereira said...

Ana, tudo jóia?
Preciso fazer o Toefl, quero saber que nível de proficiência tenho que ter, já faço um curso de inglês a 3 anos e meio. Outra, se caso eu já possa fazer o teste, quanto tempo de preparação tenho que ter se eu abdicar 2 horas diárias para estudo?
Obrigada.

Ana Scatena said...

Oi, Elaine.
Obrigada pela pergunta que, com certeza, vai ajudar a outros candidatos ao exame também. Vou responder a você em um post, com links para outras mensagens minhas sobre o assunto, ok? Bjo

Anna said...

Oi, Ana

To pensando em fazer a prova do TOEFL mas fiquei sabendo que se você tirar uma nota muito ruim você tem que ficar um tempo sem tentar de novo. Isso é verdade ou tem algo similar a isso? Se for verdade, quanto tempo é necessário sem fazer a prova?

Beijos

Anonymous said...

Muito obrigada pelas dicas de onde encontrar o simulado.
Isso ajudará muito!!!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Beijos
Jéssica

Anonymous said...

Muito obrigada pelas dicas de onde encontrar o simulado.
Isso ajudará muito!!!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Beijos
Jéssica

valy said...

olá ana, eu entrei no link de ETS, mas não sei se consegui fazer meu cadastro, será que me passa algum link para fazer o treinamento da prova.
obrigada.
valeria.

Unknown said...

Boa tarde Ana,
Gostaria de saber se voce sabe algum link que tenha simulados do toefl de graça. Se tiver algum material que possa disponibilizar para ajudar quem esta se preparando para a prova, pode por favor postar ou me enviar. Muito obrigada, aguardo resposta

Ana Scatena said...

Oi, Julia. No site da ETS, que aplica os testes,você encontra modelos do tipo de perguntas nesta página: https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/test_questions/
E mais dicas aqui: http://www.toeflgoanywhere.org/toefl-practice#free-preparation-resources
Aqui, você baixa um executável para treinar gratuitamente: https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/toefl_interactive_sampler/
Nesta página você baixa um roteiro de estudos grátis. É muito bom. https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/test_prep_planner/
Na Internet há inúmeros sites com exercício on-line, mas eu recomendo que você compre e estude com o Guia Oficial do Toefl. Em algumas faculdades, se você frequenta uma, às vezes a biblioteca tem livros preparatórios.
Alguns sites que oferecem exemplos de testes gratuitamente:
http://www.testden.com/challenge/free-toefl.asp
http://www.stuff.co.uk/toefl.htm
Espero ter ajudado!
Bjos e volte sempre.
Ana

Rose Moropo said...

You nailed it!!! Again!!!